quinta-feira, 14 de abril de 2011

“O Livro Negro da Psicanálise” questiona inverdades sustentadas por Freud




Quando foi publicado na França, “Le Livre Noir de la Psychanalyse”, organizado por Catherine Meyer, causou polêmica ao questionar a validade das teorias de Sigmund Freud (1856-1939) e a eficiência da psicanálise.
Lançado pela editora Civilização Brasileira, “O Livro Negro da Psicanálise: Viver e Pensar Melhor Sem Freud” chega ao Brasil em edição traduzida e organizada pela psicanalista Simone Perelson.
O título reúne artigos, entrevistas e depoimentos de autores das áreas de história, filosofia, psiquiatria, psicologia, jornalismo e física. Os textos apontam uma série de inverdades postuladas por Freud.
Apesar de o pensamento ainda ser hegemônico na França, e de alguns conceitos –inconsciente e complexo de Édipo, por exemplo– terem se tornado parte do vocabulário popular, a teoria freudo-lacaniana apresenta franco declínio no restante do mundo.
Para defender o Mestre de Viena, alguns intelectuais, como a historiadora e psicanalista Elisabeth Roudinesco, contestaram o conteúdo do volume. A edição proporcionou debates passionais e ampla repercussão na imprensa francesa. No Brasil –que também conta com defensores da ideia considerada obsoleta–, a publicação deve repetir a disputa.

Fonte: Livraria da Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário