sexta-feira, 8 de abril de 2011

REALENGO I

Fonte:  http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/veja-a-cobertura-completa-do-ataque-em-escola-de-realengo-20110407.html

Na manhã de quinta-feira (7), um homem de 24 anos invadiu a escola Tasso da Silveira, em Realengo, na zona oeste do Rio de Janeiro, e atirou contra vários alunos.
A Secretaria Estadual de Saúde confirmou a morte de 11 estudantes. Outras 13 crianças e adolescentes ficaram feridos e foram levados para cinco hospitais.
Segundo a polícia, o atirador, identificado como Wellington Menezes de Oliveira, se matou após efetuar os disparos. Policiais encontraram uma carta em que ele avisava que iria se suicidar.

Tal incidente choca uma sociedade que tende a normatiza por lei e ações as condutas mais assertivas, porem tendemos a observar que tais ações sempre se repente e a mesma sociedade que educa e reprime seria a mesma a criar e desenvolver pessoas capazes de gerar tal atitude? Tal questionamento é totalmente normal e natural se tentarmos responsabilizar as ações sócias que não são feitas no entorno das comunidades carentes e assim as famílias estão sendo enfraquecidas por ações de violência da mídia e por ações na qual o traficante é a referência social.
 Porem não podemos responsabilizar o social totalmente, pois somos seres bio-psico-socioespirituais.  Vamos tentar compreender via  uma analise bem selvagem  uma atitude dessas seria uma personalidade perversa? Ou será psicótica ou neurótica?
 As ações criminosas em diversos estudos mostram que não existiria uma personalidade especifica para atuação de tais ações que de certa forma nos espantam, existem sim conjuntos de fatores que se somado a uma historia de vida (ai entra o social como influenciador) e uma subjetividade constituída por relações familiares fracas. Tal mistura pode ou não gerar tais incidentes! O importante é o atentar que o vizinho pode morar ao teu lado! Ou na sua escola!

5 comentários:

  1. Mesmo que eu saiba que meu vizinho é fulano, não sei o 'diabo' que tem dentro dele.

    ResponderExcluir
  2. Rs rsrsrs concerteza, porem não precisamos nos atenar para tudo mais sim para o que é essencial!

    ResponderExcluir
  3. Muita coisa precisa mudar,a nossa consciência social precisa mudar, principalmente quando achamos que apenas pessoas que moram em bairro periféricos e que a sociedade considera a margem é que precisa de aula de cidadania. Todos precisamos conhecer nosso papel social, o qual nos omitimos a todo momento. Saber direitos e deveres é dever de todos não importa cor, credo ou classe social

    ResponderExcluir
  4. Muito bom carina, porem sabemos as influências de tais ações do externos, não podemos jamais determina as vias de fato do comportamento do sujeito via só um vies! Valeu por elucidar tal perspectiva de visão! Temos literalmente de saber e comprrender o nosso papel e espaço social.

    ResponderExcluir
  5. Primeiro gostaria de parabenizar a iniciativa pela construção. Fico extremamente feliz pelo crescimento do profissional Danilo Pinto e depois de fazer parte desse universo intectual.
    Como educadora trazudir em pequenas palavras a dificuldade não só da família, mas dessas crianças que presenciaram está sena, nos faz entender que cada vez é necessário investir na educação e firmar uma parceria entre os profissionais de psicologia e pedagogia.
    Assunto polêmico,mas não deixe de enfatizar que além do comportamento do jovema não podemos de citar os cuidados e os possíveis transtornos que os pais e estas crianças terão a partir deste fato de irem a escola.
    Sucesso Dan!

    ResponderExcluir